Siga a Corpore
A CorporeAssocie-seBenefíciosConvêniosLinksContatoAjuda
 

Coluna pode sofrer com corridas de fim de semana


Enquanto as corridas de rua viram moda em São Paulo, com um aumento de 22,6% no total de eventos desse tipo na cidade de 2010 para 2011, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), crescem os casos de lesões na coluna devido à prática inadequada da atividade. Essa é a percepção dos médicos do Spine Center, centro do Hospital do Coração (HCor) especializado no tratamento da coluna.

Os pesquisadores do HCor, baseados em um levantamento com 240 corredores paulistanos, perceberam que o problema atinge sobretudo os esportistas “de fim de semana”, que se aventuram pelas ruas e parques da cidade ocasionalmente, sem orientação profissional. As informações foram colhidas na véspera de duas corridas de rua na capital, quando os participantes compareceram ao local do evento para pegar o kit de corrida.

O médico João Amadera, um dos diretores do Spine Center, ressalta que a participação em uma única corrida de rua (aquelas voltadas para amadores têm, no mínimo, 5 quilômetros) é o suficiente para provocar inflamação nas articulações e lesões nos discos. “O que era para ser benéfico para a saúde passa a ser algo que impede a pessoa de progredir na prática”, explica.

O levantamento do Spine Center indica que quase metade das mulheres (49,5%) e 39,3% dos homens que correm têm queixas de dores crônicas nas costas. “Hoje, a moda são as corridas corporativas. Quase todo fim de semana tem alguma. Com isso, passamos a receber mais pacientes se queixando de dor”, diz Amadera.

Segundo a pesquisa, se por um lado a pessoa que corre eventualmente se expõe mais às dores, os praticantes que correm mais de 20 quilômetros por semana têm um risco diminuído para as dores nas costas. Quem corre entre 10 e 19 quilômetros por semana, tem um risco 30% superior de apresentar dores em relação aos corredores que atingem mais de 20 quilômetros nesse período. Esse achado, segundo Amadera, indica o quanto um físico melhor preparado e o treino correto e constante podem proteger de lesões lombares e cervicais.

Má postura, pisada inadequada, calçado inapropriado, excesso de peso e musculatura fraca, incapaz de proteger os discos e as articulações do impacto da corrida, são os elementos que levam os novatos a se machucar. Foi o que aconteceu com a estudante de Psicologia Nathalia Torres Lessa Garcia (foto), de 26 anos, que fazia apenas caminhadas quando decidiu, influenciada por amigos, começar a correr. Depois de alguns meses de prática no Parque Villa-Lobos, começou a sentir fortes dores na coluna.

Nathalia passou por uma avaliação médica e recebeu, como prescrição, exercícios específicos para fortalecer a musculatura que amortece o impacto da corrida na coluna. “Comecei a fazer os exercício em casa, mas agora também faço musculação, que ajuda no fortalecimento do tronco. Faz muita diferença, já não sinto dores e tenho mais resistência”, conta.

O aumento no número de corredores amadores com queixas de dor no consultório também foi notado pelo médico do esporte José Luiz Cassiolato, do Hospital 9 de Julho. “As pessoas não têm tempo para treinar com seriedade. Só vão ao parque quando podem. É esse tipo de pessoa que vai ter lombalgia e, rapidamente, desenvolver uma lesão”, diz. Ele lembra que muitos começam a correr por lazer, mas logo se envolvem em competições. “E toda vez que se pratica um esporte competitivo, há o risco de se exceder.”

Cassiolato lembra que, nas competições, os que estão menos preparados sentirão mais o desgaste. “Por mais que digam que estão correndo a São Silvestre para se divertir, estão querendo vencer a si mesmos”, completa.  ::



Por Mariana Lenharo

Jornal da Tarde, sexta-feira, 18/05/2012

Caderno Cidade - Página Saúde

Possíveis SOLUÇÕES indicadas pela Corpore:

- Encontre um técnico / personal trainer:

http://www.corpore.org.br/lnk_linkscorpore_listagemgeral.asp => Associação dos Técnicos de Corrida de São Paulo (ATC)
 
- Treinos técnicos que ministramos aos nossos associados => calendário aqui no site, em "Treinos Técnicos".

- INSPIRAÇÃO => Seção "Minha História", rica em depoimentos positivos.

 


 
Últimas notícias
2014-Natal-Fotos
2015-Princess Magical Run - Regulamento Caminhada
2015-Princess Magical Run - Informações
2015-Princess Magical Run - Retirada de kits
2015-Princess Magical Run - Regulamento 7km
Maratona abaixo de 2 horas
3ª Corrida de Natal-Vencedores(as)
2014-Ranking-Equipes e Empresas
2014-Ranking-Atletas Premiados
2014-Natal-Mapa da Arena
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
 
Por: Mariana Lenharo - Jornal da Tarde
Rua Cristiano Viana, 441, 10º andar, conjunto 101, Cerqueira César, CEP-05411-000, São Paulo - SP
De 2ª a Sexta das 10h às 17h. Aos Sábados permanecerá fechada.
Fone: (5511) 3884 4188 - Como chegar
2002-2014 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH