Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Palestra: Prevenindo a incontinência urinária na mulher corredora

11/06/2007, por Corpore

Com a missão de divulgar saúde, educação e cidadania através da corrida de rua e caminhada, a Corpore traz o treino exclusivo para as associadas Prevenindo a incontinência urinária na mulher corredora, comandada por Milena Imaizumi Liste, que fez um estudo sobre o assunto utilizando as provas da Corpore como base.

As primeiras sessões aconteceram na tarde do dia 16 de junho, mas as interessadas ainda podem participar das palestras nos seguintes horários:

Dia 23/06 às 15h
Dia 23/06 às 17h

O evento será na sede da Corpore (rua Bento de Andrade, 436) e teremos 20 vagas para associadas Corpore por sessão, sendo que 10 serão para as primeiras a se inscreverem e as outras 10 através de sorteio.

Confira abaixo texto da palestrante no qual ela fala sobre o assunto e o que será exposto durante a palestra.

A incontinência urinária (IU) é definida como “toda perda de urina involuntária, clinicamente demonstrável, que cause problema social ou higiênico” (International Continence Society. Commit of Standardization, 1991) e a incontinência urinária de esforço (IUE) é toda perda de urina durante esforço, espirro, tosse, ataque de riso ou exercício físico.

Existem vários tratamentos para a IU. A melhor forma de tratá-la é a prevenção, sendo a informação, uma das melhores estratégias. Grande parte da população acredita que a IU faz parte do envelhecimento, sendo um sofrimento e disfunção inevitáveis. O que não é verdade! É um mito! A IU não atinge somente a população idosa, mas homens e mulheres. Mulheres de todas as faixas etárias, jovens, que nunca tiveram filhos (nulíparas) ou ficaram grávidas, puérperas e na menopausa, período no qual a taxa de hormônios reduz significativamente alterando inclusive a musculatura como um todo no organismo.

Uma pesquisa realizada em provas da Corpore revelou resultado semelhante a outros estudos realizados em outros países: 25% das corredoras apresentaram perda de urina durante a corrida e 13% durante o treinamento. O contato dos pés com o solo ocasiona um maior impacto sobre a pelve, o estresse e fadiga muscular durante a prova são mecanismos que geram a IUE já que os músculos do assoalho pélvico são constantemente utilizados durante as atividades físicas. Vale lembrar que os músculos que compõem a assoalho pélvico são do tipo estriado esquelético, formado por fibras rápidas e lentas além de comando voluntário, isto é, a contração muscular ocorre voluntariamente.

A abordagem preventiva é muito importante visto que despertar na mulher a consciência corporal, a realização de exercícios específicos e a informação são modos de combater a IU e a IUE.

Na palestra serão elucidados e revisados vários temas importantes, na parte prática utilizando apenas cadeiras, trazendo uma toalha e boa vontade a atleta poderá realizar seus exercícios.

Melhorar a qualidade da vida e da saúde das mulheres é, sem dúvida, a maneira mais apropriada para validar o propósito da CORPORE, visando à saúde, educação e cidadania. A saúde, no combate à IU; a educação, fornecendo a informação e a prática da cidadania encarando a IU, pois esta é um problema de saúde pública, onde reduzindo a ocorrência desta doença, reduz gastos públicos.

Por isso, dedicamos esse treino técnico a um chamado à ação coordenada a favor da saúde e o bem-estar das mulheres corredoras.

Ft. Milena Imaizumi Liste
CREF 7938/G – SP
CREFITO-3/23112-LTF

 

Se você se interessou faça agora a sua inscrição! O evento é gratuito, exclusivo para associados Corpore. Reforçamos o pedido de que a inscrição seja feita somente por aqueles que realmente têm a intenção de participar. A sua inscrição e não comparecimento prejudica aqueles que querem participar, mas encontram as inscrições esgotadas!

Evento Exclusivo para Associadas Corpore - Para associar-se clique aqui

Inscrições: clique aqui.

Confira as informações:
Treino exclusivo para ASSOCIADAS
Data– 23/06/07
Local – Sede da Corpore - Rua Bento de Andrade, 436
Horários – 15h00 e 17h00
Vagas – 20 associadas por sessão
Trazer uma toalha!



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2020 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH