Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Treino Técnico- Exercícios de Propriocepção- veja como foi

08/11/2007, por Marianna Abdo

A Corpore promoveu nessa quarta-feira (7 de novembro) mais um treino técnico exclusivo para associados Corpore. O treino foi realizado às 19h00 com a supervisão e organização do Diretor Técnico Mário Rollo. Como já é de costume, o tema foi dividido em parte prática e teórica e ocorreu no Centro Educacional Esportivo Ibirapuera.

O treino técnico tratou de um tema pouco conhecido pela maioria dos corredores: “A Importância dos Exercícios de Propriocepção na Prática Esportiva”. A professora Cláudia dos Anjos Rangel ministrou o treino e disse que a falta de conhecimento sobre esse tipo de exercício motivou a escolha do tema. “As pessoas vivenciam pouco a percepção do próprio corpo. Eu tenho observado que essa falta de consciência corporal tem ocasionado muitas lesões", explica.


Os exercícios de propriocepção nada mais são do que a percepção do próprio corpo através de um estímulo ou movimento. “É um estímulo que desafia o sistema nervoso, causando uma adaptação que resultará em melhorias das capacidades físicas”, explica Cláudia. Esses exercícios melhoram a coordenação, a velocidade, amplitude de movimento, melhorando as técnicas de corrida em geral.

Na parte teórica, Cláudia apresentou o tema e ressaltou a importância da concentração do corpo e mente para o movimento eficiente e observação das respostas do corpo. Os exercícios de Propriocepção não são importantes apenas para os corredores, mas para todos que levam a sério uma prática esportiva. “A corrida é muito bem vinda, mas deve ser feita com muita responsabilidade e comprometimento para que o atleta colha bons frutos”.

Na parte prática, os participantes puderam experimentar acessórios normalmente usados nesses exercícios. “Usei acessórios variados para estimular o corpo e trabalhar o equilíbrio. Além disso, dei opções de exercícios sem acessórios que podem ser feitos em casa e são indicados por fisioterapeutas”.

O ultramaratonista Paulo Motta Oliveira participou do evento e gostou do tema. “Eu achei interessante porque minha coordenação é péssima e qualquer coisa que me faça ter maior percepção do meu corpo é importante. Nas corridas de montanha, por exemplo, quando você precisa saber onde pisar é necessário uma coordenação melhor”, afirma.



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Marianna Abdo

2002-2020 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH