Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

11a GRAACC - Entrevista

11/05/2011, por Corpore


A 11ª edição da Corrida e Caminhada GRAACC - Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, ocorreu no dia oito de maio, com largada em frente à Assembléia Legislativa, às oito horas, em São Paulo. A Corpore ofereceu aos inscritos os percursos de dez e 3,1 quilômetros.

A Serasa Experian, empresa que apóia a Corpore, levou seu grupo de corrida, com 179 pessoas, para participar da competição. O presidente da empresa, Ricardo Loureiro, correu no percurso de dez quilômetros e falou sobre o apoio da Serasa Experian às corridas de rua, principalmente à Corrida e Caminhada GRAACC.

A coordenadora das corridas de rua das Olimpíadas Serasa Experian, Regina Telles, também participou da prova e diz como é gratificante ter uma adesão tão forte dos funcionários da Serasa nesta corrida.

 

Presidente da Serasa Ricardo Loureiro – Corrida e Caminhada GRAACC Corpore

Como é feito o incentivo à corrida de rua na Serasa Experian?

Eu gosto muito de corrida e influencio positivamente os funcionários, mas não os levo somente para a corrida. Na verdade nossa Olimpíada tem todo tipo de atividade, como campeonato de sinuca, de pesca, de corrida, natação e xadrez. A gente apóia aquilo que a comunidade apresenta como uma oportunidade. A corrida é algo que muita gente pratica, então, naturalmente tem recebido um apoio desta natureza.

Isso tem uma influência positiva no trabalho, na empresa e no desempenho dos funcionários?

Sem dúvida nenhuma. Hoje em dia para você montar uma equipe de alta performance, para poder competir no mundo altamente competitivo em que vivemos, você precisa colocar as pessoas no centro de sua atenção e o melhor jeito de fazer isso é torná-las felizes. Uma das maneiras de deixá-las felizes é justamente a criação de condições deste tipo de manifestação.
Não tem profissional e pessoal, a gente acredita que é uma coisa só. Você não tem como abandonar sua parte pessoal e ir trabalhar, assim como não consegue abandonar sua parte profissional e ir para casa, é uma pessoa só, indivisível. E trabalhamos muito nisso, acreditamos que o esporte congrega, engaja, facilita as relações entre as pessoas e isso tem uma contribuição inestimável para os negócios.

Há quanto tempo a Serasa Experian apóia esse tipo de projeto ligado às corridas e como é este apoio?

Mas recentemente nós conseguimos dar uma mobilizada maior, mas isso já é bastante antigo, há mais de cinco anos fazemos isso. Nos últimos três anos a Regina Telles (coordenadora das corridas de rua das Olimpíadas Serasa Experian) tem trabalhado conosco. Ela gosta de correr e tem incentivado bastante a ponto de trazer este ano quase 180 pessoas a participar e fico muito contente com isso.

Como é o apoio aos funcionários? Disponibilizam uma assessoria esportiva e arcam com as inscrições?

Estamos procurando desenvolver nosso modelo e, por enquanto, nos limitamos a fazer as inscrições e apoiar o pessoal internamente fazendo uma mobilização e organização. A gente imagina que talvez o próximo passo seja criar uma assessoria de treinamento, é uma alternativa que estamos estudando. Não vimos necessidade no momento, mas pode ser o passo seguinte.

Além da GRAACC, que outros eventos da Corpore a equipe da Serasa Experian participa?

Temos participado de vários eventos, não saberia dizer quais especificamente, mas algumas corridas nós acabamos incentivando. Principalmente essa que faz parte do nosso calendário de Olimpíadas, dos nossos jogos internos que acontecem anualmente. Essa prova ficou simbolizada mais fortemente.

Desde o início do projeto aumentou o número de adesão pelos funcionários? Quantos corredores participam hoje?

Na GRAACC foram 179, mas este número já foi muito menor, entre 30 e 40 pessoas. Estamos numa curva crescente e isso está sendo muito interessante. Ano passado fizemos algo muito legal, porque a Serasa Experian patrocina a Meia Maratona do Robin Hood, em Nottingham, na Inglaterra, e nós formamos um grupo de seis pessoas para correr lá. Este ano será um grupo maior, levaremos por volta de 30 pessoas e, evidentemente, os custos são elevados e ficam por conta da empresa e isso sem dúvida nenhuma deve ter motivado bastante o pessoal a participar, porque é uma oportunidade interessante correr na Inglaterra.

Por que a Serasa Experian investe no mercado de Corrida de Rua? Por que é interessante para a empresa?

É importante porque acreditamos que a corrida é muito democrática, é difícil uma pessoa que não possa correr. Hoje até mesmo os funcionários com deficiência física que temos na Serasa podem correr, há preparo para isso. Então é algo acessível, que promove o congraçamento, é um esporte ao ar livre e a Corpore faz um trabalho brilhante e magnífico há anos, então por que não se juntar a isso e reforçar ainda mais essa abordagem da saúde e da qualidade de vida a partir da corrida.

Vocês sempre correm com a camiseta do evento ou correm com a camiseta da Serasa Experian para promover a empresa?

Não há uma definição clara sobre isso, mas por conta do tema da GRAACC e a questão do combate ao câncer, a gente fez questão de correr com a camiseta oferecida pela Corpore, porque é uma maneira de apoiar o objetivo da corrida. Eventualmente fazemos provas com nossa camiseta, mas neste momento o importante é privilegiar e realçar a mensagem da corrida.

Qual o foco institucional e responsabilidade social da Serasa Experian na questão da Sustentabilidade?

A gente acredita que hoje a visão mais contemporânea das empresas não é mais explorar oportunidades. As empresas não exploram recursos até que eles se acabem, não é assim que deve ser. Na verdade, a empresa é um elo dentro de um ecossistema, ela tem uma participação nisso e pretendemos que isso seja um elemento de sustentabilidade e que, ao longo do tempo, aquilo se perenize, já que a expectativa não é algo que acabe, mas que permaneça. Para isso é necessário encontrar seu caminho, uma das maneiras de fazer isso é você se encaixar inclusive na sociedade, você deve isso à sociedade e deve ser recebido e percebido por ela como um elemento importante.
É dessa maneira que a gente incentiva que nossos empregados trabalhem, percebam e entendam os propósitos dessa atividade e de uma maneira ou de outra, retribuam isso à sociedade. Nas suas atividades individuais, como voluntário, por exemplo, ou mesmo como empregado dentro da empresa, que tem um propósito com a sociedade, e por conta disso acaba cumprindo também essa finalidade de equilíbrio, de sustentabilidade e de manutenção.

 

Regina Telles coordenadora das corridas de rua das Olimpíadas Serasa Experian

Quais os benefícios à Serasa a partir do apoio às corridas de rua e como isso reflete no desempenho dos funcionários da empresa?

Acho que a corrida traz qualidade de vida e o fato de participarmos dessa corrida do GRAACC, motiva as pessoas a ajudar e vir correr por uma causa. Inclusive, na empresa temos muitas pessoas que não correm, mas me pedem para se inscrever justamente na corrida do GRAACC. E, a partir disso, nas próximas corridas os funcionários têm maior interesse em participar já que a corrida faz bem e traz uma qualidade de vida melhor para as pessoas.
Isso reflete bastante, a gente vê que as pessoas vêm trabalhar mais animadas, com ideias melhores e a integração melhora bastante.

Funcionários de todos os níveis hierárquicos podem participar?

Nós temos pessoas de todas as áreas participando e, inclusive, de todas as idades. Temos corredores de 19 a 60 anos no grupo. Todos querem correr e fazem questão de estarem na corrida do GRAACC, promovida pela Corpore.

E como é para a Serasa Experian ver um aumento tão significativo na adesão dos funcionários à prática esportiva?

Isso é bastante gratificante, porque a primeira corrida do GRAACC nós trouxemos 123 participantes, no ano seguinte 152, ano passado 163 e este ano tivemos 179 pessoas participando. É gratificante saber que as pessoas se interessam e se motivam em ajudar a instituição.





 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2020 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH